Pular para o conteúdo

Planejamento em instituições de saúde

Qual sua importância e como fazer? 

O planejamento anual é uma ferramenta para determinar quais são seus objetivos de negócios e o que precisa ser feito para alcançá-los. Para entender o caminho a ser percorrido, o primeiro passo é identificar o ponto de partida. Portanto, revise o desempenho do ano anterior e avalie o plano de negócios: Quais objetivos foram alcançados, metas que não foram batidas, eventos que poderiam ter sido evitados ou eram imprevisíveis.  

Desenvolver um planejamento em saúde é essencial para a organização dos processos e o desempenho das atividades de forma eficiente. Isso inclui fatores como administração de recursos e equipes, gerenciamento de leitos, atendimento de qualidade, entre outros fatores. Entendemos o planejamento em saúde como um conjunto de estratégias pensadas que visam atingir metas e processos da melhor forma possível. Esse plano é muito importante para que a equipe saiba como e o que fazer. 

O primeiro passo é desenvolver um plano estratégico com base nas necessidades do negócio e das partes interessadas. Dito isto, o nível do planejamento estratégico em saúde reúne medidas de longo prazo e abrange objetivos mais amplos. Eles podem ser planos flexíveis que mudam ao longo do tempo e são ajustados para atender as metas. 

Todavia, o plano requer uma combinação de políticas para que a instituição alcance os resultados pretendidos e atenda aos padrões estabelecidos para acreditação, como a ONA, a saber: 

Gestão da Qualidade

De acordo com a RDC nº 63/2011 que trata dos requisitos de boas práticas nos serviços de saúde, cabe à direção e aos responsáveis ​​técnicos dos serviços de saúde planejar, implementar e garantir a qualidade dos processos. O compromisso é estabelecido e a organização se compromete com a qualidade e segurança, melhorando continuamente seus processos e o principal ponto que precisa ser identificado é a auditoria interna. Um sistema de manutenção de equipamentos permite realizar auditorias regulares para que você possa verificar o estado de todo o seu estoque e garantir a segurança de seus equipamentos médicos em todos os momentos. 

Gestão de fornecedores de serviços e produtos

As organizações influenciam os processos de relacionamento e geração de valor para a cadeia de suprimentos. Os fornecedores são orientados a buscar continuamente a qualidade de seus serviços e garantir que possuam um sistema qualificado que atenda aos padrões. O gerenciamento de terceiros deve ser visto pelas empresas como parte estratégica do seu crescimento. Sem a identificação de fornecedores qualificados e a construção de um relacionamento sólido com esses parceiros, há um sério risco do seu negócio ser comprometido. A gestão destes fornecedores, ocorre a partir do momento que os administramos e isso torna imprescindível a aquisição de ferramentas para otimizar e automatizar o processo de homologação. 

Segurança do paciente

De acordo com a RDC Nº 36/2013, que institui ações para a segurança do paciente em serviços de saúde e dá outras providências, dita que é dever da instituição de saúde monitorar os dados sobre eventos adversos notificados pelos serviços de saúde. A definição de boas práticas de funcionamento do serviço de saúde, alinhada com componentes de qualidade e segurança, busca de redução, ao mínimo aceitável, do risco de dano desnecessário ao paciente. O monitoramento de notificações relacionadas a eventos adversos é de extrema importância e automatizar essa atividade torna a rotina mais ágil e eficiente dentro do hospital.  

Gestão da tecnologia de acordo com as necessidades dos serviços

Baseado na RDC Nº 36/2013 no artigo 6º, inciso I define que o Núcleo de Segurança do Paciente deve adotar alguns princípios e diretrizes. Dentre eles, cito o de uma prestação de serviço focado na melhoria contínua dos processos de cuidado e do uso de tecnologias da saúde, que garante aos clientes uma maior e melhor segurança da assistência recebida. Diretriz para aquisição e descontinuidade do parque tecnológico segundo a demanda do serviço e prevê situações de contingência. Revisa equipamentos e tecnologias obsoletas para garantir técnica e conformidade do atendimento.  

Analisar e acompanhar resultados dos indicadores

A análise detalhada dos dados pode avaliar o desempenho do equipamento hospitalar. Reforce com a equipe a importância do registro correto dos dados, tornando mais prático a análise do estado do equipamento e fornecendo informações mais confiáveis.
O uso de um software de qualidade, facilita a documentação e análise dos processos executados, fornecendo dados sobre o histórico . Com essas estatísticas, os engenheiros clínicos podem preparar relatórios automatizados regulares. Com isso, podem revisar as taxas de recuperação de equipamentos, previsões e insights para gerenciamento de ativos. Esses relatórios também ajudam a identificar áreas de melhoria.  

Dessa forma, é possível verificar quais são as melhores oportunidades de melhoria com base nos cenários externos e nos problemas encontrados. O planejamento não está completo até que os problemas identificados sejam resolvidos. Como no setor de saúde, onde vidas são tratadas, os gerentes devem estar sempre atentos aos regulamentos de segurança. Isso ocorre porque as necessidades dos serviços de saúde estão em constante mudança. 

É necessário conhecer os recursos institucionais, estruturas e possibilidades de mão de obra para desenvolver um plano executável. Isso é fundamental para alinhar o que você deseja alcançar com as expectativas dos recursos disponíveis. 

Após compreender a importância do planejamento em saúde e de como criá-lo, é necessário considerar os recursos que dispõe para atingir esse objetivo. Portanto, ter uma tecnologia que facilite o processo de saúde digital, como um sistema de gestão, pode ser fundamental. Isso porque o sistema dá aos gestores maior controle sobre as atividades da agência e mantém os departamentos em um só lugar. É de essencial utilidade um sistema de gestão completo para que seja possível obter dados e relatórios específicos de cada setor, de toda a operação. 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *