Pular para o conteúdo

Os benefícios da plataforma de CMMS para a gestão da manutenção e ativos.

A gestão da manutenção tem um papel fundamental no funcionamento geral de uma organização. O uso de um bom software de gerenciamento da manutenção é indispensável para atuar com eficácia na solução de problemas, desenvolver estratégias e manter a infraestrutura e os equipamentos funcionando sem interrupções.

Para ter uma ideia, listamos alguns dos principais benefícios que uma plataforma de CMMS bem estruturada para a gestão da manutenção e ativos pode contribuir para a sua organização

Controle e segurança

contar um uma plataforma de CMMS garante total segurança e confiabilidade nos dados, tornando o processo de inserção, análise, acessibilidade e extração das informações e histórico de cada registro, faz do software uma ferramenta apropriada para executar todo o processo de gestão da manutenção e ativos.

Tomadas de decisão precisas

a coleta de informações que são geradas em todo processo da manutenção, são transformados em dados para ter um entendimento da jornada de toda operação por meio de indicadores prontos para análises.

Ciclo de vida prolongada do equipamento

ter um acompanhamento da manutenção adequado por meio de um cronograma e periodicidade estrutura, contribui na produtividade do corpo técnico em suas atividades e procedimentos predefinidos.

Responsabilidade orçamentária

Procurar entender os reais motivos do mau funcionamento do equipamento, contribui na assertividade sobre os custos em determinadas manutenções.

Custos de mão de obra

mesmo que ocorra manutenções não programadas, a plataforma de CMMS gerencia toda operação da mão de obra, evitando custos e horas extras.

Controle e Gestão de Estoque

Acompanhe o estoque por meio informações e histórico precisos sobre a entrada, saída, características e previsão de redução de estoque para manutenção. Recursos de alertas e notificações contribuem para uma gestão e operação eficiente.

Praticidade e Produtividade

A inserção de informações precisas sobre cada evento e atualização de registros dos equipamentos, ordens de serviços e demais dados sobre o progresso da manutenção se tornam simples por meio de uma interface amigável para qualquer usuário, em especial para o uso de aplicativos móveis, onde os técnicos tem acesso as ordens de serviços e demais informações e histórico do equipamento.

Análise e Medidas de Desempenho

diversas informações são rastreadas em uma aplicação CMMS, onde mostra satisfação do usuário, confiabilidade e tempo médio entre as falhas (MTBF).

Satisfação do Cliente

ter uma estrutura de manutenção organizada e com processos claros e bem definidos, contribui de forma significativa a percepção de valor do cliente sobre os serviços prestados.

Eliminação de Papel

projetos de sustentabilidade tem se tornado parte das organizações em seus processos, e o uso do papel não agrega no modelo atual produtivo, sustentável e seguro para a gestão da manutenção, o que faz desse tópico uma premissa sobre qualquer plataforma de CMMS.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *