Pular para o conteúdo

Otimização nos processos de gestão para Engenharia Clínica com Software de CMMS

A maioria das organizações de saúde optam por um sistema de gerenciamento automatizado. A escolha de um software correto permite que você reúna informações precisas e aumente a eficiência operacional em todo processo, permitindo rastrear pontos críticos e melhorar a distribuição e delegação das atividades. Veja abaixo como uma plataforma de CMMS pode ajudar na gestão dos ativos e estabelecer um programa de manutenção sólida para o seu inventário.

Gestão de estoque

Ao gerenciar um hospital, comece cadastrando todos os ativos em estoque para que você possa planejar as atividades de manutenção. Identifique diferentes equipamentos médicos por tipo e insira em um sistema de gerenciamento online, dessa forma, cada equipamento possui uma identificação exclusiva e pode ser rastreado facilmente. Além disso, use etiquetas com QR Code para registrar detalhes relevantes para cada ativo. A entrada automatizada de dados reduz o risco de erro humano, para que os hospitais possam reter dados precisos o tempo todo. 

Planos de Manutenção

A manutenção de equipamentos médicos abrange tanto a reparação de bens como a esterilização de instrumentos.Para evitar a disseminação de bactérias e infecções, os hospitais devem planejar proativamente os horários de atendimento.

Empregue um software de gerenciamento de equipamentos para gerar tíquetes de serviço para manutenção de equipamentos assim que você comprar os ativos. Essa solução permite que você implemente a manutenção preventiva para que possa eliminar as chances de quebras repentinas.

Além de programar eventos de manutenção regulares, atender aos regulamentos de conformidade por meio de auditorias é extremamente importante para hospitais. O não cumprimento pode levar riscos à saúde para pacientes e médicos e ser penalizado pelos órgãos reguladores. Planeje um programa de conformidade em seu hospital estudando as diretrizes e normas atuais do setor e certifique-se de segui-las. As auditorias periódicas são extremamente úteis, pois ajudam a sinalizar problemas de conformidade que passam despercebidos.

Um sistema de manutenção de equipamentos permite que você conduza auditorias regulares para que possa verificar o status de todo o seu estoque e garantir a segurança do equipamento médico em todos os momentos.

Gestão do Ciclo de Vida

Monitorar um ativo médico ao longo de sua vida útil permitirá que você agilize todos os processos de manutenção dele. Automatize o gerenciamento do ciclo de vida com um programa de software e rastreie o histórico de uso de todos os tipos de equipamento. Dessa forma, você pode acessar facilmente dados de serviço completos para cada ativo individual, desde o momento da aquisição até a baixa. O gerenciamento do ciclo de vida também possibilita o descarte oportuno de todas as suas máquinas, assim você pode evitar quebras que ocorrem no meio das operações diárias. Além disso, você também pode economizar dinheiro aposentando máquinas antigas ou vendendo-as pelo valor residual, em vez de agendar reparos em grande escala.

Indicadores e Relatórios

A análise detalhada dos dados permite avaliar o desempenho do equipamento hospitalar. Para isso, enfatize com a equipe sobre a importância do registro correto dos dados, pois tornará o processo de análise do status de qualquer equipamento muito mais prático e com dados precisos sobre as informações apresentadas. O registro e análise dos processos executados é mais simples com um software que também fornece dados sobre o histórico de manutenção realizado, valor depreciado e níveis de estoque atuais. Com esses dados estatísticos, os engenheiros clínicos preparam relatórios periódicos e automatizados ​​para examinar a taxa de retorno do equipamento e as previsões e percepções no gerenciamento dos ativos. Esses relatórios também ajudam a identificar as áreas que precisam de melhorias.

Sobre o Sistema Effort

Effort é um sistema de gerenciamento de equipamentos e ativos em geral, que torna a gestão da manutenção de ponta a ponta muito mais prática. Você também pode rastrear todos os seus equipamentos, conduzir auditorias, garantir a conformidade e gerenciar os usuários da equipe para que os equipamentos estejam sempre disponíveis. Veja mais informações na página https://globalthings.net/gt-effort/

Ou solicite uma demonstração

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *