Os indicadores de manutenção são fundamentais para analisar a performance do equipamento ou setor. A função do indicador é orientar com assertividade as ações estratégicas, táticas e operacionais baseadas em dados e informações, tais como:
MTBF (Mean Time Between Failures) – Tempo Médio Entre Falhas
Um dos indicadores mais importantes da manutenção para descobrir o tempo médio de funcionamento do equipamento entre uma falha e outra.
Para ter em mãos o resultado desse indicador, você precisa anotar o tempo total de funcionamento de uma máquina e dividir pelo número de falhas ocorridas nesse período.
Cálculo:

MTTR (Mean Time To Repair) – Tempo Médio para Reparo
Indicador importante para analisar o tempo médio de reparo para recolocar o equipamento em funcionamento.
Para calcular o MTTR, basta somar os tempos de reparo e dividi-los pelo número total de ações de manutenção corretiva, durante um determinado período. Cálculo:

Disponibilidade
Indicador para analisar as condições do ativo em relação capacidade de executar sua função. Cálculo:

Confiabilidade
Indicador importante para analisar a probabilidade de operação do equipamento de acordo com as suas especificações em um intervalo de tempo específico. Para calcular a confiabilidade do equipamento, é necessário ter em mãos o valor do MTBF e da taxa de falhas para aplicar a seguinte expressão:

Backlog
Este indicador representa o tempo que levaria para executar a atual meta de serviços com a força de trabalho disponível.
Para isso é importante entender a medida Homem-Hora (HH), que é uma métrica que estabelece o nível de produtividade de trabalho de um indivíduo, dentro de um período de uma hora. O valor de HH disponível resulta do valor de HH total (HHT), multiplicado pelo percentual de produtividade do colaborador. A fórmula utilizada é:

Após isso, o cálculo desse indicador será:

CMF (Custo de Manutenção sobre Faturamento)
Indicador financeiro ideal para a gestão avaliar os custos ligados a manutenção comparados ao faturamento. Cálculo:

ERV (Estimated Replace Value) – Valor Estimado de Troca
Indicador financeiro para analisar o custo empregado no equipamento, com o equipamento no último ano com o valor de compra de um ativo novo. A expressão usada para calcular o indicador é CMPR, sendo:

Ótimo site, gostei muito!
Parabens!!!
muito bom, eu amo trabalhar com esse programa
Achei muito bom este site! Fizeram um ótimo trabalho.
Parabéns!!!