Pular para o conteúdo

A importância do manual de padrões da Joint Comission International (JCI) para os Hospitais

Entra em vigor no dia 01 de janeiro de 2021 o novo Manual de Padrões da JCI para Hospitais, isto significa que qualquer hospital acreditado pela JCI, ou que deseje ser no futuro acreditado por esta referência internacional de acreditação, deve iniciar os ciclos de aprendizagem que vão permitir reconhecer, aprender e definir as estratégias de implantação dos novos requisitos.

Cada implementação de requisitos de um novo manual de padrões desdobra em duas macro responsabilidades: – manter os ciclos de melhorias e aprendizagem dos antigos padrões; – entender e implementar os novos requisitos de forma a atingir os ciclos de melhorias e aprendizagens que desdobrem em qualidade e segurança para todos os stakeholders como, pacientes, colaboradores, visitantes e outros.

A cada três anos, a JCI inclui, no manual de padrões, novos requisitos que tiveram origem no aprendizado dos hospitais acreditados em todo o mundo. Por meio de um sistema de notificação de eventos adversos os hospitais acreditados enviam seus eventos e seus planos de ação de melhorias para mitigar o problema, isso gera um enorme banco de dados de aprendizagem que ajuda as instituições a reconhecer riscos e perigos ainda não identificados na operação normal do hospital.

Os hospitais que optaram por este método de acreditação possuem gestores que já entenderam os benefícios da implementação dos requisitos apresentados no manual e sabem que precisam desenvolver na sua equipe a capacidade de aprender a aprender para que desenvolvam suas atividades nos vários ciclos de melhorias que se apresentam no dia-a-dia da operação.

As inovações apresentadas no novo manual são grandes, é o que se diz: O sarrafo sempre fica mais alto à medida que se aprende mais.

No próximo artigo vamos falar sobre a JCI x ISO 31.100 x CMMS.

Ricardo Reis

Engenheiro Especialista em Engenharia Clínica e Segurança do Trabalho
Pós-graduado em Administração de Empresas
Gestão de Risco e Segurança do Paciente

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *